As franquias de beleza constituem um dos segmentos mais fortes do franchising brasileiro. Para quem pensa em investir nesse ramo, os atrativos são muitos e vão desde a oportunidade de abrir um negócio de baixo investimento até fazer parte de uma marca popular em todo o país.

Se você está em busca de franquias de beleza para investir, vai encontrar nesta matéria algumas opções de redes que estão com processo de expansão a todo vapor. Além disso, você vai aprender mais sobre o setor e conhecer algumas das principais tendências do mercado de beleza. Boa leitura!

O mercado brasileiro de beleza é um dos maiores do mundo. De acordo com informações da Euromonitor, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos maiores consumidores de produtos de beleza, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. A instituição estima que o tamanho desse mercado chegue a 30 bilhões de dólares no Brasil.

Na América Latina, o Brasil tem o maior mercado. Ainda de acordo com a Euromonitor, o mercado brasileiro representa sozinho quase metade (48,6%) do setor de beleza da América Latina.

Dados do Anuário 2019 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec) também são animadores. De acordo com a publicação, em 2018 foram lançados 7,4 mil produtos e 125,7 mil empregos foram gerados pela indústria. No total, considerando atacado, varejo, franquias de beleza, salões de beleza e venda direta, são cerca de 5,4 milhões de oportunidades de trabalho.

A expectativa é de crescimento para 2019. Segundo projeção da Abihpec, o setor deve fechar o ano com crescimento nominal de 4,1% nas vendas, movimentando 50,43 bilhões de reais.

Dentro do franchising, as franquias de beleza formam um segmento consolidado. Em 2018, as redes de Saúde, Beleza e Bem-Estar faturaram 31,9 bilhões de reais, uma alta de 6,3% em comparação com os resultados de 2017. O número de unidades de franquias também cresceu, fechando com alta de 5,4%. Os dados, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), demonstram que este é o segundo maior segmento do mercado de franquias nacional, ficando atrás apenas das franquias de alimentação.

O fato da maior franquia do país ser uma rede de cosméticos também é um indicador do potencial desse mercado. O Boticário encabeça o ranking das maiores franquias do Brasil com mais de 3,7 mil unidades em operação.

Além dos bons números do segmento, as franquias de beleza conquistam também pela variedade de possibilidades de atuação. É possível encontrar modelos de negócio tanto no ramo de serviços quanto no varejo, em formatos compactos (como quiosques) ou em grandes lojas ou clínicas de estética.

No segmento de franquias de beleza há marcas que operam com:

  • franquias de cosméticos, maquiagem e perfumes;
  • franquias de clínicas de estética;
  • franquias de salão de beleza;
  • franquias de sobrancelhas;
  • franquias de depilação;
  • franquias de barbearia;
  • franquias de emagrecimento;
  • franquias de esmalteria;
  • franquias de cursos de beleza.

Essa variedade permite que diferentes perfis de empreendedores encontrem o tipo de negócio mais adequado ao seu perfil, assim como amplia as faixas de investimento, com oportunidades inclusive de franquias baratas.

“Como em qualquer segmento, o franqueado precisa gostar do ramo e ter afinidade com pessoas, pois a gestão de colaboradores é essencial para qualquer negócio de sucesso. É indispensável que esse franqueado tenha disponibilidade de tempo para gerir seu negócio e tenha uma visão empreendedora, pois isso fará toda a diferença para o sucesso”, aconselha Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias com 25 anos de mercado.

Na hora de tomar a decisão, além da auto análise de perfil, um estudo aprofundado sobre a rede (com análise da Circular de Oferta da Franquia, conversa com outros franqueados e esclarecimento de dúvidas) é fundamental para um investimento mais seguro.

“A rede precisa oferecer treinamentos constantes a esses franqueados, e suporte total, desde a tomada de decisão do investimento até a procura de ponto, reforma, seleção de equipe, aconselhamentos comerciais e administrativo”, aponta Kalaes.

Tendências para franquias de beleza

Ficar de olho nas tendências é importante não só para quem já atua no setor, mas também para quem está pesquisando franquias de beleza para investir. Conhecendo as tendências, é possível escolher um nicho de atuação que esteja em alta ou mesmo identificar marcas que estão atentas aos movimentos do mercado e dos consumidores para manter seus negócios sempre modernos e relevantes.

A seguir, você confere algumas das principais tendências do mercado de beleza para o biênio 2019-2020, de acordo com o Caderno de Tendências elaborado pela Abihpec e pelo Sebrae.

Ingredientes naturais e sustentabilidade

Uma das tendências para o mercado de beleza é a busca por cosméticos com ingredientes naturais e práticas sustentáveis, que visam causar menos impactos ao meio ambiente.

O interesse em mais variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais com ingredientes de origem natural já é manifestado em boa parte dos consumidores: de acordo com o Relatório Varejo de Produtos de Beleza Mintel, 41% dos brasileiros têm interesse nesse tipo de produto.

Redes que trabalham com cosméticos naturais, embalagens recicláveis e que não realizam testes em animais, por exemplo, são boas apostas para atender a essa demanda.

Beleza masculina

O mercado de produtos e serviços de beleza voltados ao público masculino já é percebido como tendência há alguns anos, e segue forte. Segundo a Euromonitor, o mercado de beleza masculina movimentou mais de 6 bilhões de dólares no Brasil em 2017. Isso coloca o país como o segundo maior mercado mundial de beleza masculina, atrás apenas dos Estados Unidos.

Nesse nicho, é possível encontrar marcas que trabalham com linhas de cosméticos e fragrâncias especialmente desenvolvidas para o público masculino, assim como redes que prestam serviços de estética para esse público: barbearias, depilação, clínicas de estética etc.

Experiência com a marca

A experiência com a marca é cada vez mais relevante no processo de consumo, seja de produtos ou de serviços. De acordo com o relatório Digital Marketing Trends Study, a partir de 2020 a experiência com a marca será mais decisiva na hora da compra do que o próprio produto e o preço.

Aqui, se destacam redes de franquias que entregam diferenciais aos clientes: planos de assinatura para serviços, consultoria especializada para auxiliar na compra de produtos nas lojas, ambientes confortáveis e pensados para que o cliente se sinta mais à vontade ou tenha entretenimento enquanto compra ou espera o atendimento, entre outras estratégias.

Para Kalaes, estar sempre atualizado nas tendências do setor é um dos desafios das franquias de beleza. “Mas o principal é conquistar todos os dias seus clientes e fidelizá-los”, completa o especialista.

Opções de franquias de beleza

A seguir você confere algumas opções de franquias de beleza para 2019. Os dados de investimento são divulgados pela ABF, informados pelas empresas ou suas assessorias.

Instituto Ana Hickmann

O Instituto Ana Hickmann é uma rede de franquias de beleza que se especializa em cursos profissionalizantes. A rede oferece cursos nas áreas de beleza, fotografia e moda sustentável, incluindo barbearia, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, cabeleireiro, entre outros. A apresentadora Ana Hickmann é uma das sócias da rede de escolas.

Investimento inicial: R$ 158 mil a R$ 258 mil
Taxa de franquia: R$ 75 mil
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 90 mil a R$ 230 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

Maislaser

A Maislaser é uma rede de franquias de depilação a laser, atendendo o público feminino e masculino. As clínicas contam com aparelhos modernos e prestam serviços de tratamentos sob medida, com protocolos de aplicação exclusivos. A marca faz parte do Grupo Kalaes e tem a apresentadora e empresária Ana Hickmann como uma de suas sócias.

Investimento inicial: R$ 257 mil a R$ 271 mil
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 110 mil
Prazo de retorno: 19 meses

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