As franquias de educação seguem constituindo um dos setores mais consolidados e atrativos do franchising brasileiro, apesar de estarem entre os ramos mais antigos do mercado.

Quer descobrir quais são as melhores opções de franquias de educação para você? Então clique e navegue diretamente pela opções abaixo (ou siga lendo este conteúdo para mergulhar mais a fundo neste mercado):

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 16% das maiores franquias do Brasil são franquias de educação. No primeiro semestre de 2018, o segmento de serviços educacionais faturou mais de 5,5 bilhões de reais, registrando um aumento de 3,6% em relação ao ano mesmo período de 2017. Já o número de unidades aumentou 3,7%.

Dentro deste mercado, é possível encontrar negócios para atuar em diferentes áreas da educação, atendendo a públicos diversos. As opções vão desde escolas especializadas em educação infantil até redes voltadas para adultos, com cursos profissionalizantes e preparatórios para concursos, por exemplo.

Há um bom leque de oportunidades de franquias de educação para cidades pequenas. Em regiões menores, o modelo de negócio costuma ser mais compacto, o que reduz o valor de investimento inicial. Os investidores encontram ainda opções de franquias home based, com custos ainda mais baixos. Nesse caso, as aulas podem acontecer na casa dos alunos, em locais públicos (como cafés e bibliotecas), dentro de escolas de ensino regular e até mesmo online, por meio de ferramentas como o Skype.

“Entre as vantagens para investir em franquias de educação estão recorrência de faturamento, renovação contínua da carteira de clientes, sem grandes necessidades de estoque (exceto materiais didáticos), grande demanda para sociedade”, acrescenta Sylvia de Moraes Barros, fundadora e CEO da The Kids Club.

Além dessas vantagens, os franqueados ainda contam com o benefício de iniciar o negócio com uma metodologia de ensino já estruturada e testada pela rede franqueadora. Assim, não é necessário se preocupar com a construção de um método nem com a seleção de material didático, visto que esses são elementos que já fazem parte da padronização da franquia.

Cuidados para investir em franquias de educação

Para se dar bem investindo em franquias de educação é preciso tomar alguns cuidados antes de tomar uma decisão. O primeiro deles é fazer uma análise de perfil: a identificação com o segmento é fundamental para o sucesso do negócio.

“Educar não é uma atividade qualquer: é um setor que transforma a sociedade, constrói o futuro, gera desdobramentos de relevância impensável para a maior parte dos outros segmentos. É também uma atividade que depende de pessoas, que é fundamentada no relacionamento com as famílias, na preocupação com o desenvolvimento e com a formação de crianças em longo prazo. E isso exige empresários apaixonados por educação e que buscam, claro, retorno financeiro, mas sempre com uma visão clara de legado”, comenta Adriano Magalhães.

A maior parte das redes não exige formação em áreas relacionadas, mas algumas podem pedir conhecimentos específicos do franqueado, especialmente se este for atuar também como professor. Assim, algumas redes de escolas de idiomas pedem que seus franqueados sejam fluentes em inglês, outras redes podem pedir formação na área de pedagogia, por exemplo. Portanto, vale ficar atento aos requisitos que as marcas colocam para seus candidatos.

Outro ponto importante é buscar o máximo de informações sobre a rede de interesse, considerando também o ponto de vista dos clientes – ou seja, dos alunos. “Deve se atentar para conhecer a metodologia que o franqueador oferece e os materiais de apoio e treinamento por trás, em vista que essa é uma área que exige constante atualização e adaptação ao cliente final”, pontua Sylvia de Moraes Barros.

Também vale conversar com franqueados da marca para saber como é o feedback dos alunos e perguntar sobre o retorno do negócio. Aqui, busque entender quantos alunos são necessários para uma boa rentabilidade na unidade e avalie se esse volume é compatível com a região de interesse para a instalação da franquia.

Tipos de franquias de educação

Os tipos de franquias de educação são diversos, abrindo possibilidades para que empreendedores de diferentes perfis encontrem um modelo mais adequado.

As franquias de idiomas são uma opção interessante. De acordo com dados divulgados pela Catho, apenas 3% da população brasileira é fluente em algum idioma estrangeiro, o que deixa ainda um grande potencial de mercado a ser explorado. Nessa área, há opções com cursos que atendem desde crianças até jovens e adultos com diferentes níveis de conhecimento no idioma.

Além das redes que trabalham com cursos de idiomas, uma outra alternativa de atuar no ensino de inglês e por meio de uma escola bilíngue. “O mercado para escolas de ensino regular é extremamente promissor: o Brasil é o quinto maior do mundo em número de matrículas no setor privado. Existe uma forte demanda também por ensino de inglês e com isso as escolas bilíngues já saem na frente, pois menos de 5% da população é fluente”, explica Arno Krug, CEO da Sphere International School.

Outro ramo com alta demanda é o de franquias de educação profissional e técnica: segundo o Senai, as matrículas em cursos profissionalizantes cresceram 88% em um período de seis anos. Aqui, há opções de escolas que oferecem cursos em áreas de conhecimento diversas e redes especialistas em uma única área, como moda, beleza ou gastronomia.

Para quem sonha em trabalhar com crianças, é possível encontrar diferentes opções de franquias de educação infantil – redes especializadas em apoio escolar, cursos de idiomas, cursos livres, entre outras opções.

Confira a seguir opções de franquias de educação, com redes que atuam em nichos distintos – escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, educação infantil, entre outros. Os dados de investimento são informados pelas redes ou divulgados pela ABF.

 

Instituto Ana Hickmann

Tendo como sócia a apresentadora e empresária Ana Hickmann, a rede de franquias de educação é especializada na oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de beleza, fotografia e moda sustentável. Entre as opções de cursos estão cabeleireiro, maquiagem profissional, barbeiro, embelezamento do olhar, fotografia e gestão de salão.

Investimento total: R$ 158 mil a R$ 258 mil
Taxa de franquia: R$ 75 mil
Royalties: 8% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 82 mil a R$ 117 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

Fonte: Guia de Franquias de Sucesso