Rose Lourenço fundou a Além do Olhar em Goiânia, chegou a oito franquias e agora mira internacionalização e oferta de micropigmentação paramédica

Rose Lourenço, fundadora da Além do Olhar (Foto: Divulgação)

Rose Lourenço, fundadora da Além do Olhar (Foto: Divulgação)

Uma decoração que lembra uma casa de boneca, uma mesa posta com bolo, chá de abacaxi, um cafezinho coado e um ambiente propício para esquecer dos problemas. É assim que a empreendedora Rose Lourenço, 38, sonhou e desenvolveu a Além do Olhar, um “ateliê especialista em sobrancelhas”, em Goiânia, em 2014, tentando fugir o máximo possível do conceito de clínica de estética. “Eu não gostava daquele clima frio dos salões de beleza, fui buscar algo diferente, aconchegante, aonde mulher quisesse ir, ficar, se descontrair, tirar uma pausa”, afirma.

O sonho da empreendedora, que nasceu em Iporá, no interior de Goiás, deu certo: no ano passado ela faturou R$ 5 milhões com sete lojas no Centro-Oeste, em 2020 se tornou sócia da apresentadora Ana Hickmann e já ensaia uma internacionalização do negócio, em 2021.

A ideia surgiu quando Rose saiu da empresa em que trabalhava. Era uma multinacional que a inspirou a pensar em algo que valorizasse a autoestima da mulher, que a fizesse se sentir bem, em todos os aspectos. Pelo conceito, o ateliê logo começou a chamar a atenção na região e os pedidos para abrir uma franquia apareceram. A empreendedora resolveu vender a licença de uso de marca para uma ex-colega de trabalho, que acabou se tornando sua primeira franqueada.

A partir daí, Rose pensou que deveria estruturar um modelo mais profissional de expansão e gestão de rede e formatou o modelo de franquia em 2016. “A procura era muito grande, eu vendi sete unidades em um ano. Mas eu não tinha uma estrutura, precisaria me profissionalizar para atender os franqueados. Decidi parar e fiquei dois anos sem vender.” Em janeiro deste ano, no entanto, ela recebeu uma proposta que mudaria sua empresa definitivamente.

A sócia famosa

Ana Hickmann, sócia da Além do Olhar (Foto: Divulgação)
Ana Hickmann, sócia da Além do Olhar (Foto: Divulgação)

Em janeiro, durante o intervalo de um evento de franquias, em São Paulo, Rose conversava com outros empreendedores sobre a Além do Olhar, quando foi notada por Sidney Kalaes, dono do Grupo Kalaes, que opera na expansão de marcas franqueadoras. Ele conta que o “brilho no olhar” de Rose ao falar do negócio lhe chamou a atenção.

“Clínicas de estética existem aos montes no Brasil e no mundo, o que destaca é o diferencial, e ela tem. A Rose tinha propostas de outros grupos para fazer a expansão, mas eu insisti. Ela tem um trabalho minucioso, mas muito grande, e era isso que eu buscava na área da beleza. Foi assim que fizemos essa sociedade”, explica Kalaes.

 

O negócio acabou chamando a atenção de uma sócia famosa do Grupo: Ana Hickmann. A apresentadora já assina duas outras redes com Kalaes, o Instituto Ana Hickmann, de educação profissionalizante e a Maislaser, de depilação.

Sidney Kalaes, presidente do Grupo Kalaes (Foto: Divulgação)
Sidney Kalaes, presidente do Grupo Kalaes (Foto: Divulgação)

Quando Kalaes levou a proposta, Ana comenta que topou participar do projeto na hora, pois, além dos serviços oferecidos, se encantou com a proposta de atendimento e com o projeto arquitetônico. “A Rose desenvolve um trabalho lindo com a Além do Olhar, com toda uma história por trás e, assim como ela, também tenho essa missão de ajudar as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas. Ambas queremos trazer momentos de satisfação e felicidade com aquilo que você enxerga no espelho.”

Com isso, a formatação de franquia da marca foi repaginada, mantendo as mesmas características, e um novo nome surgiu: Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas by Ana Hickmann. A primeira franquia paulistana, inclusive, será aberta pelo cunhado da apresentadora, no bairro do Campo Belo.

Micropigmentação paramédica e internacionalização no radar

Serviços da Além do Olhar (Foto: Divulgação)
Serviços da Além do Olhar (Foto: Divulgação)

Além de expandir para outras regiões do Brasil, o bolo e chá de abacaxi de Rose devem aportar, em breve, nos Estados Unidos e na Europa.

O objetivo é abrir mais 15 novas franquias no Brasil ainda em 2020 e chegar a 250 até 2023. Kalaes comenta que já tem candidatos em Miami, nos Estados Unidos, e em Portugal, com perspectiva de abertura em 2021. “O objetivo é chegar à média de faturamento de R$ 210 milhões em cinco anos”, diz o empreendedor.

Ainda em 2020, os sócios adiantam que a Além do Olhar começará a oferecer serviços de micropigmentação paramédica para pacientes em tratamento de câncer de mama, como forma de restabelecer a autoestima. A ação será feita em parceria com cirurgiões plásticos e hospitais especializados em oncologia.

A rede oferece dois modelos de negócio, Cristal e Diamante. O primeiro pode ser instalado em um espaço menor, e é focado apenas em serviços de beleza relacionados ao olhar. O investimento inicial estimado é entre R$ 140 mil e R$ 160 mil.

Fachada da Além do Olhar (Foto: Divulgação)
Fachada da Além do Olhar (Foto: Divulgação)

Já o segundo modelo custa entre R$ 225 a R$ 250 mil e oferece o leque completo de serviços, que passam por escovaria (cabelos), esmaltaria, limpeza de pele, entre outros tratamentos. Esse formato, inclusive, oferecerá os serviços de micropigmentação paramédica. Nos dois casos, os valores contemplam taxa de franquia, capital de giro e reformas do ponto.

A franquia do Campo Belo já poderá ser inaugurada em São Paulo, mas dentro das normas estabelecidas pelo município para prevenção da disseminação de Covid-19. Os sócios, no entanto, estão confiantes. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar é um dos que mais conseguiu reverter perdas em maio, com menos da metade da queda média do setor de franquias neste mês, que foi de 41%. A entidade não divulgou os dados específicos de cada segmento.

Rose diz não temer que as principais características interioranas da empresa se percam com o crescimento. “A proposta sempre foi transformar vidas, tanto de profissionais, quanto das clientes e isso será mantido. É aquele cuidado de interior, é aquela visita importante que chega em casa. Eu passo isso nos treinamentos: é a cliente que vai vir realizar os sonhos daquela profissional. Ela é nossa visita importante. Somos conhecidos como a casinha de boneca que recebe muito bem e queremos manter isso em todas as lojas.”

 

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios