No Instituto Ana Hickmann, franquia de cursos voltada para a área da beleza, houve um aumento na procura por esse tipo de capacitação profissional

A pandemia causou mudanças na vida da população, principalmente no trabalho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,8 milhões de brasileiros estão desempregados. Na tentativa de retomar ao mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes surgem como alternativa.

Na franquia Instituto Ana Hickmann, que oferece cursos profissionalizantes na área da beleza, houve um aumento na busca por essa capacitação profissional. “Essa procura surgiu por pessoas que já tinham vontade de fazer algum curso profissionalizante, mas que não tinham tempo, e por outras que enxergaram nesse período uma oportunidade de se aprimorar ou buscar novas profissões”, explica Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes, holding multisetorial de franquias e sócio da rede.

Fundada em 2018 em sociedade com a empresária e apresentadora Ana Hickmann, a rede já conta com 50 franquias e oferece os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, microblanding, embelezamento do olhar, micropigmentação e cabelos cacheados. “A aluno sai capacitado para trabalhar em qualquer salão do Brasil ou, como acontece às vezes, para abrir seu próprio negócio”, explica Kalaes.

Segundo Ana Hickmann, o objetivo da franquia é oferecer às pessoas a oportunidade de terem uma nova profissão de maneira rápida, inovadora e diferenciada. “São cursos em que o aluno é incentivado de diferentes formas a obter ótimos resultados para sair de lá preparado para aplicar seus aprendizados na prática e conquistar um bom lugar no mercado de trabalho ou empreender na área escolhida”.

Por outro lado, franquias do segmento também se tornaram uma oportunidade vantajosa. De acordo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento em Serviços Educacionais cresceu 30% se comparado com o mesmo período de 2020.

Além disso, uma pesquisa feita na Expo CIEE 2019 apresentou que 60% dos jovens não tinham ideia alguma do que seguir de profissão. E essa incerteza faz esse público procurar por cursos profissionalizantes ao invés de começarem um de nível superior logo em seguida. “Por essa e outras razões, os cursos profissionalizantes se tornaram ótima oportunidade também para quem quer empreender”, finaliza Kalaes.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre R$ 145 mil a R$ 280 mil. O prazo de retorno estipulado é de 14 a 24 meses.

Fonte: Mapa das Franquias