Franquias que estão ligadas a lazer, alegria, sol, mar, piscina, alimentos refrescantes e afins têm tudo a ver com a estação mais quente do ano.

Sorvetes, mates gelados, sucos, moda praia e tantos outros negócios que comercializam esses produtos também chamam a atenção com a elevação das temperaturas.

De acordo com o “Mapa da Prosperidade do Food Service”, ferramenta criada pela Galunion Consultoria para auxiliar as redes a atravessarem com sucesso esse período de pandemia, entre as tendências para o mercado de sorvetes, por exemplo, está o “Better-for-you”, um novo conceito de saudável e saudabilidade, que se preocupa em garantir ao consumidor uma experiência positiva, que seja ao mesmo tempo boa para sua saúde, saborosa e indulgente.

Franquias de verão
As chamadas franquias de verão brilham mais nos meses de setembro a março, mas podem reluzir também nas outras estações do ano.

De acordo com Rogério Gama, diretor de Relações Institucionais da ABF Rio, “a denominação de franquia de verão é bastante interessante porque permite que os interessados e até as pessoas em geral, e sobretudo os investidores interessados em franquias entendam rapidamente do que se trata o negócio”.

Num país tropical e continental como Brasil, que tem sol o ano inteiro, especialmente nas regiões mais quentes, como Nordeste, Norte e Centro-Oeste, as franquias de verão bombam.

Porém, alerta o especialista, “essa denominação, por outro lado, pode passar a ideia de que esse tipo de franquia só irá ter sucesso durante o verão”.

A verdade é que as franquias de verão podem render o ano todo.

“É legal o termo porque são franquias que no verão têm um impulso maior, sem dúvida alguma, e mesmo não sendo verão, elas continuam sendo grandes oportunidades de terem sucesso”, ressalta.

Com a criatividade e a versatilidade próprias do franchising, esses negócios ligados a sazonalidades também se adequam às outras estações do ano.

Para quem deseja investir numa franquia de verão, Rogério Gama dá cinco luminosas dicas:

Procure uma franquia, ainda que seja de verão, como por exemplo de moda praia, mas que tenha também opções de produtos não necessariamente de verão intenso. Nesse exemplo, além de biquinis, saídas de praias, maiôs etc., ter uma linha de peças que as pessoas usem em outras épocas é o ideal. É importante que o potencial franqueado saiba se há produtos para outras estações.

Ter uma gestão financeira bem conduzida para períodos de vendas baixas. Franquias que têm sazonalidades demandam do franqueado uma habilidade relevante na condução da gestão financeira porque há períodos de altos e baixos.

Se certificar de que a estrutura da empresa franqueadora é boa o bastante para que tenha os produtos que o franqueado irá precisar nos momentos de alta demanda.

Ter uma boa gestão de pessoas, porque haverá momentos de alta, em que todos ganham, e momentos de baixa, e ter um bom relacionamento com a equipe também é fundamental.

Compreender bem a composição dos custos fixos da operação. Os custos variáveis, como o próprio nome indica, serão bastante impactados pelo volume de negócios, mas os custos fixos podem se tornar um peso relevante no resultado durante esses períodos de vendas.
Por exemplo: criada em Catanduva, no interior de São Paulo em 2014, a rede Ice Creamy pautou seu modelo de negócios em experiências de consumo com sorvetes gourmet.

Com sorvetes 100% artesanais, a marca escolheu como diferencial uma técnica que oferece uma experiência sensorial única: o sorvete na pedra – que garante mais sabor e cremosidade ao sorvete.

Além disso, todos os sorvetes são menos 50% açúcar e gordura.

Desde 2015, a rede se expande pelo Brasil pelo sistema de franquias, é associada à Associação Brasileira de Franchising e se destaca pela alta rentabilidade, agilidade na distribuição dos produtos e inovação constante.

Já a Megamatte aposta em outro produto; aquele mate orgânico geladinho, que pode ser puro, com limão ou menta, mate batido com fruta… São muitas as opções da Megamatte para o verão que se aproxima.

Tem limonada suíça e megashake de banana e de morango, mate com açaí, e açaí com granola.

Além, claro, das novidades da carta de café, com misturas diferentes e super refrescantes.

Confira outras opções de franquias de verão:

O que empreender no verão? — Maislaser Depilação
A Maislaser by Ana Hickmann é uma rede de clínicas com as melhores e mais acessíveis soluções de depilação a laser. Negócio altamente rentável e com gestão simplificada.

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Fonte: ABF Portal do Franchising