Em que pese o cenário em constante mutação, Estados como São Paulo e Rio de Janeiro, junto a outros do Nordeste e Norte, começaram a implementar políticas para reativar de forma gradual a atividade econômica conforme a situação em cada município. Agora, além dos serviços essenciais e à distância, o comércio físico e os shoppings puderam reabrir, mesmo que em horário reduzido e outras restrições. Mais recentemente, até bares e restaurantes e estabelecimentos de saúde e beleza entraram nesta lista que tende a crescer nas próximas semanas. Esse movimento tem um impacto direto no franchising nacional, como explica o presidente da ABF, André Friedheim.“Depois de encarar quedas de mais 50% no faturamento, o movimento gradual de reabertura da economia traz um novo folego às franquias brasileiras. Devemos demorar meses ainda para retomar os níveis pré-covid, mas a volta do comércio de rua e dos shoppings abre o potencial de faturamento das redes de forma muito significativa dada a proximidade do setor com o consumidor em áreas de movimento urbano”, afirma o presidente da ABF, que completa: “E as redes de franquia já estão se preparando para este novo momento, coordenando esforços, criando protocolos de retorno, adaptando seus negócios e até investindo em infraestrutura e novos produtos e serviços”.

Dentre as principais iniciativas identificadas pela ABF, destaque para o abundante uso de álcool em gel 70%, máscaras, luvas e face shields com troca e higienização constantes; a limitação e distanciamento de consumidores nas lojas, com o uso, inclusive, de demarcações e quadros acrílicos de separação; limpeza e sanitização frequentes; sirenes de alerta para higienização; limpeza de calçados; medição de temperatura; atenção aos protocolos da Anvisa e OMS; guia de boas práticas e cartazes e comunicações informativas variadas.

Destaque para iniciativas como treinamento e reciclagem de colaboradores; apoio a ações sociais; reconfiguração de buffets de alimentação; oferecimento de opções de pagamentos touchless; agendamento de visita; uso de cardápios digitais; concessão de vouchers e cupons de desconto e até a criação de métodos exclusivos de desinfecção e de um aplicativo para negociação de dívidas entre empresas e clientes e de uma plataforma de gestão de estoques para varejo. Nas escolas, a ordem é limitar o número de alunos por sala, uso individual de brinquedos e materiais e a realização de reuniões virtuais. Na área de comunicação, muitos franqueados investiram em campanhas online e em redes sociais, além da promoção de podcasts e lives. Em áreas muito afetadas como o turismo, foi até desenvolvida a opção de orçamento dinâmico de tarifas de viagem no futuro.

Embora o físico esteja voltando, a quase totalidade das redes pretende manter ou até expandir seus serviços e produtos online. E a gama oferecida é muito vasta, desde o tradicional delivery, passando pelo drive-thru, clik and collet, take away, aplicativos próprios, televendas, marketplaces, dark stores, venda via whatsapp, aulas e cursos digitais etc. “Mais do que nunca, estamos indo aonde o consumidor está. Nesse sentido a flexibilidade e a velocidade de reação das franquias são fundamentais para a manutenção dos negócios”, afirma André Friedheim.

Confira abaixo um resumo dos preparativos de cerca de 50 redes de franquias associadas a ABF:

Maislaser

Entrada no e-commerce, lançamento de novos serviços e de um Clube de Vantagens. Além disso, a rede estabeleceu um protocolo exclusivo de higienização para todas unidades, atendendo as recomendações dos órgãos reguladores da saúde no Brasil – garantindo mais segurança a clientes e colaboradores.

Odonto Special

A franquia reforçou os procedimentos de biossegurança. Os pacientes devem higienizar as mãos com álcool em gel 70% ao entrar na clínica e depois preencher um formulário com perguntas sobre saúde e risco ao novo vírus. Para evitar aglomeração na recepção, a rede aumentou o intervalo entre os agendamentos. Além disso, durante o tratamento, o profissional utiliza máscara (N95), protetor facial, jaleco tradicional e jaleco de cirurgia descartável. A cada paciente, a sala de atendimento recebe limpeza com desinfetante hospitalar. No caso de atendimento com uso de spray (motor), aguarda-se duas horas para receber o próximo cliente.

 

Fonte: Portal Empreendedor