Rose Lourenço, fundadora da franquia Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, hoje tem como sócia a empresária e apresentadora Ana Hickmann

Quem vê a Rose Lourenço, 40, fundadora da franquia Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, rede de estética que tem como sócia a empresária e apresentadora Ana Hickmann, mal sabe o quanto ela teve de renunciar até alcançar o sucesso. A empresária, enquanto cuidava de dois filhos pequenos, abdicou de um trabalho de R$ 20 mil e arriscou tudo ao fundar sua primeira clínica

A trajetória de Rose começa em Iporá, no interior de Goiás, onde viveu uma infância humilde. Seu pai, que era caseiro nas propriedades dos fazendeiros da região, sustentava a família com um salário-mínimo, e por anos viveram sem energia elétrica e água encanada.

Rose conta que seu pai sempre foi uma força motriz, a incentivando em todos os seus objetivos. “Eu brinco que ele era um pai coach, porque sempre nos motivou a estudar, a mentalizar coisas boas. Se eu pude sequer sonhar, foi graças a ele”, diz.

E desde cedo ela começou a trabalhar. Aos oito anos, vendia bananas com seu irmão para complementar a renda de casa. Na adolescência, trabalhou em um supermercado e como vendedora de uma loja de utilidades, tudo enquanto estudava a noite.

Com muito esforço, conseguiu ingressar no curso de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade de Goiânia, com uma bolsa de 40%. Depois de formada, construindo experiência no decorrer dos estudos, Rose conseguiu uma vaga como gerente de vendas de uma multinacional de cosméticos, onde trabalhou por 5 anos.

Neste momento, a vida de Rose deu sua primeira reviravolta. “Na época, caso batêssemos as metas, era possível ganhar até R$ 20 mil por mês. Nunca tinha visto tanto dinheiro na minha vida. Em pouco tempo, consegui transformar a vida da minha família e realizar o sonho dos meus pais de ter uma casa própria”, comenta.

Porém, outra surpresa bateu à porta. Entre 2009 e 2012, no seu auge profissional na empresa, Rose deu à luz aos seus dois filhos. “Eu lidava com muitas cobranças. Era gestora de vendas, líder na rede em 30 cidades no interior de Goiás. Na época, tive de abdicar da minha licença maternidade, pois a empresa estava em crise e havia riscos de ser demitida”, relata.

O problema é que, com isso, a empreendedora não encontrava tempo para dedicar a sua família e, por isso, nos primeiros anos, ela não conseguiu usufruir da maternidade como gostaria.
Até que, em 2014, cansada das longas jornadas de trabalho, Rose pediu demissão. Ela tinha a ideia para um negócio de micropigmentação de sobrancelhas – setor que estava em crescimento – e entendeu que aquele era o momento certo para o investimento.

“Era um risco muito grande, eu tinha uma família para cuidar, e o meu trabalho na multinacional me dava uma garantia financeira. Porém, pensava no tempo que havia perdido com meus filhos naqueles anos, e que estava disposta a recuperar. Além disso, confiava na minha ideia de negócio, sabia que daria certo”, afirma.

Então, Rose juntou R$ 140 mil da rescisão de seu trabalho e abriu a primeira unidade da Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas. A empresária custeou os cursos para as suas profissionais e, já no primeiro mês, faturou R$ 30 mil.
“Queria que a clínica fosse ambiente aconchegante e familiar, criar uma sensação parecida com a de visitar a casa da avó. Acredito que a sensibilidade que a minha experiência como mãe concedeu foi crucial para que eu pudesse alcançar esse sentimento”, aponta.

Hoje, após seis anos de atividade, a Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas se uniu a Sidney Kalaes – empresário e presidente do Grupo Kalaes, holding multisetorial de franquias com mais de 28 anos de experiência – e à Ana Hickmann para expansão da franquia. Com a parceria, a rede vem crescendo em todo o Brasil, totalizando mais de 50 unidades. Em 2021, faturou R$ 6 milhões e, para 2022, projeta R$ 10 milhões.

“Fundar a Além do Olhar não apenas me trouxe maior realização profissional, como me concedeu mais autonomia e tempo para dedicar à minha família e aos meus filhos. Fico muito feliz, e não pretendo parar tão cedo”, completa.

Novos serviços

A Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas lançou recentemente dois novos serviços: a caneta pressurizada e a aplicação de toxina botulínica.

Com a caneta pressurizada, se aplica enzimas diretamente na região facial, sem a utilização de agulha. O procedimento é feito de forma rápida e sem dor, melhora a qualidade da pele, combate a flacidez e aumenta a hidratação.

Já a aplicação de toxina botulínica é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos (pés de galinha), da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela).

“Além de aumentar o faturamento das franquias, é uma forma de mostrar ao franqueado que a Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas está acompanhando as movimentações do mercado e negócios de beleza”, explica Rose.

Atualmente, a Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas oferece também os serviços de extensão de cílios; design de sobrancelhas; micropigmentação de sobrancelhas, olhos e lábios; limpeza de pele; massagens corporais; escovaria e penteados; maquiagem; depilação facial; manicure e pedicure.

Diferenciais da franquia

O ambiente e a qualidade dos serviços oferecidos são os grandes diferenciais da Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas. Enquanto esperam pelo tratamento, as clientes podem degustar bolos, chás, sucos ou café.

“A Além do Olhar é uma marca com muito potencial no setor de beleza, pois é inovadora e traz uma proposta completamente diferente do que já existe hoje no mercado. Esse conceito proporciona conforto às clientes, além de ser uma nova experiência no segmento”, destaca Rose.

A Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas conta o modelo de negócio Cristal. Com investimento a partir de R$ 161 mil, oferece um mix de serviços de sobrancelhas, cílios, cuidados faciais e massagem.

Além desses, a marca lançou a “Microfranquia Express”: por um investimento total de R$ 75 mil, o tamanho da área de instalação é menor e a franquia oferece apenas o serviço de micropigmentação de sobrancelhas. Esse modelo tem como objetivo expandir em cidades menores e contribuir com a economia local.

A rentabilidade estimada, independentemente do modelo de franquia, é de 20% a 30% do investimento. O prazo de retorno médio varia entre 18 e 24 meses.

Fonte: Mapa das Franquias