O primeiro passo para abrir a própria empresa é uma dúvida comum de quem planeja abrir um negócio. Sidney Kalaes, executivo há mais 25 anos no setor de franquias, não tem dúvidas: é preciso começar pelo plano de negócios.

A análise de mercado é uma das etapas mais importantes e reúne informações sobre:

Clientes;
Fornecedores;
Concorrentes;
Produtos ou serviços que a empresa planeja oferecer;
Pesquisa sobre se há uma tendência de crescimento no mercado escolhido.
Já o plano de marketing lista dados sobre:

Público alvo;
Estratégia de manutenção dos preços;
Perfil do ponto de venda;
Ferramentas de divulgação que serão usadas.
Há também o plano operacional, espécie de raio x sobre:

As instalações físicas;
Equipamentos necessários;
Capacidade produtiva e de atendimento;
Perfil dos colaboradores.
Também é preciso montar um plano financeiro. O futuro empreendedor deve calcular:

Custos gerais de implantação;
Capital para manter o negócio até ter lucro;
Fazer uma análise de cenários, que prevê situações positivas ou negativas para a empresa.
“O empresário tem que saber lidar com situações como as que já passamos: política, econômica, financeira, e agora uma coisa que ninguém esperava, um problema pandêmico, sanitário, que nós temos, que a nossa geração nunca tinha ouvido falar sobre”, afirma Kalaes.

Fonte: Evidenciador