Na década de 1990, Sidney Eduardo Kalaes teve de lidar com a falência e se aventurar no franchising, se tornando um dos principais nomes do setor

São Paulo, julho de 2021 – Imagine ser dono de um negócio milionário e, da noite para o dia, ver seu patrimônio desmoronar e, em pouco tempo, perder tudo.

Esta é uma parte da história de Sidney Eduardo Kalaes, hoje presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multisetoriais com mais de 350 unidades em todo Brasil.

A trajetória de Kalaes no empreendedorismo começou cedo, quando tinha apenas sete anos.

Filho de mãe faxineira e pai bancário, ele fazia pirulitos para vender na escola e ajudar na renda familiar.

Mais tarde, aos 14, passou a trabalhar como office-boy em um banco, se tornando diretor-executivo de crédito imobiliário sete anos mais tarde.

Aos 22, o primeiro grande salto no empreendedorismo: montou uma corretora de seguros, mas foi em 1986 que iniciou com uma revenda de microcomputadores, depois que conheceu o dono de uma empresa de computadores em Portugal, que o convidou para ingressar nesse ramo.

Nessa época, importar computadores e revendê-los era uma tarefa árdua.

Mesmo assim, em 10 anos, Kalaes alcançou o valor de US$ 1 milhão de vendas por mês, mas não se atentou às mudanças de mercado, que acabaram levando-o à falência.

Kalaes tentou buscar ajuda com um amigo, um dos seus antigos vendedores e que havia montado uma empresa semelhante.

Ele pediu ajuda para tentar se recolocar no mercado, mas para sua surpresa, recebeu uma resposta que nunca esqueceu.

“Ele se recusou a me ajudar, afirmando que eu poderia ‘contaminar’ a empresa dele, que ainda estava iniciando naquele período”, lembra. Foi um baque, mas não o fim.

Com uma dívida milionária, e sem saber o que fazer, ele vendeu tudo o que acumulou e, por acidente, entrou no franchising, pois havia começado a vender computadores para uma franquia que estava iniciando seu processo de franqueamento.

Então, mergulhou no franchising, mesmo sem nenhuma experiência anterior.

Mudou processos da unidade, que acabaram se transformando em um padrão dentro da rede.

Com o sucesso, Kalaes se tornou máster franqueado desta rede e de outra de beleza, tendo 200 franquias sobre seu comando.

Foi quando, aos 60 anos, ele decidiu vender a sua parte no negócio e fundar a própria holding, o Grupo Kalaes, hoje com as redes Maislaser, Instituto Ana Hickmann e Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, todas em sociedade com a empresária e apresentadora Ana Hickmann; e a Odonto Special, em sociedade com a empresária e apresentadora Sabrina Sato.

No total, são mais de 350 franquias e um faturamento de 180 milhões.

“Até o fim deste ano, planejamos alcançar 400 franquias e um faturamento de 200 milhões”, finaliza Kalaes.

Com essa história de superação e garra, não é difícil acreditar.

Fonte: Portal do Franchising