Sócia de três redes de franquias, a empreendedora compartilha aprendizados que a ajudaram a faturar R$ 18 milhões em um ano

A apresentadora e empreendedora Ana Hickmann (Foto: Divulgação)

A apresentadora e empreendedora Ana Hickmann (Foto: Divulgação)

Em dois anos, a apresentadora Ana Hickmann imprimiu sua marca em três redes de franquias de nichos diferentes: a clínica de depilação a laser Maislaser, a escola de cursos profissionalizantes Instituto Ana Hickmann e, em julho deste ano, o ateliê de sobrancelhas Além do Olhar.

As duas primeiras, juntas, faturaram R$ 18 milhões em pouco mais de um ano de atuação. O Grupo Kalaes é sócio de Ana em todos os negócios, mas ela conta que participa ativamente de cada um, escolhendo e avalando produtos, opinando em serviçoe também em estratégias de expansão e marketing.

A empreendedora listou cinco aprendizados que teve em sua jornada para quem quer ter sucesso nos negócios. Confira:

Tudo tem seu tempo 
Ana explica que fazer um negócio dar certo exige tempo e dedicação. “É importante deixar isso claro para que o empreendedor não se frustre logo no começo da jornada. As maiores dificuldades, em geral, aparecem no início.”

De acordo com ela, saber lidar com os desafios e dar tempo ao negócio são duas características que fizeram parte, em algum momento, da construção de grandes empresas. A empreendedora cita como exemplo a Amazon.

Defina metas claras
Pense em seu negócio de forma objetiva. “Quanto sua empresa tem de faturar no primeiro trimestre? Faça perguntas e estabeleça metas claras, como ‘faturar R$ 1 milhão’. Não crie metas vazias, como ‘faturar mais do que da última vez’, elas ajudam pouco nesse processo.”

Ela diz que essas metas precisam ser traçadas antes de começar o negócio, e ajustes devem ser realizados, se for necessário. “Deixar essa etapa para depois torna o caminho confuso.”

Assuma a responsabilidade
A missão de fazer o negócio dar certo não pode ser terceirizada. “Problemas e dificuldades irão aparecer o tempo todo, portanto, seja resiliente e crie suas próprias oportunidades. Se tiver de trabalhar mais do que quando era funcionário, faça isso. Lembre-se: você é o dono e o principal interessado em ter sucesso”, afirma.

Ouvidos atentos
Ana diz que estar no comando significa também ouvir. “O que os clientes estão falando do seu negócio? E quanto aos funcionários, eles perceberam algo que poderia ser melhorado? Um amigo tem uma crítica a fazer?” De acordo com ela, nessas respostas há sempre uma oportunidade de corrigir algo ou mesmo de inovar. “Você pode ser o dono do negócio, mas não significa que sabe tudo sobre ele.”

Passe o conhecimento
O crescimento de um negócio envolve trazer novas pessoas, que abracem os valores da marca e façam o seu melhor durante o expediente. “Para isso, é necessário treiná-las, compartilhar conhecimento e experiências, ou seja, investir no funcionário. As pessoas que recebem essa abertura se sentem parte do negócio e apresentam melhores resultados.”

 

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios