O franchising brasileiro está de vento em popa. Com crescimento constante mesmo em tempos de crise, é natural que surjam franquias novas ano a ano. Sejam via marcas experientes que decidiram iniciar sua expansão por meio de franqueados ou novas marcas que já nasceram com a proposta de franquear o negócio, investir em uma novidade do franchising pode ser uma boa aposta.

Se você está de olho nessas franquias novas, que estão começando a ganhar terreno, esta matéria vai te ajudar a conhecer boas oportunidades, com franquias que começaram a expansão em 2019. Boa leitura!

Apesar de todos os desafios do cenário econômico, o número de novos empreendimentos está em movimento de crescimento. De acordo com dados do Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado, até setembro de 2019 foram abertas cerca de 8.500 empresas por dia no Brasil. No período de 1 de janeiro a 30 de setembro de 2019, mais de 2,3 milhões de novos negócios foram formalizados.

Esse movimento também é percebido no franchising. Depois de dois anos de queda, o número de redes de franquias voltou a crescer em 2018. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano passado o número de redes de franquias aumentou em 1,1%, chegando a 2.877 redes.

A expectativa da Associação é de que esse crescimento se mantenha em 2019, fechando o ano com um saldo positivo de 1% no número de redes de franquias.

Entre as marcas que entraram nessa conta e iniciaram seus projetos de expansão por franchising neste ano há oportunidades para diferentes perfis e bolsos de investidores. É possível encontrar desde franquias baratas, com modelos home based, até modalidades de quiosques e lojas mais completas, em diferentes segmentos de mercado.

As marcas de franquias novas também têm históricos diferentes. Marcas como a Noexcuse, por exemplo, foram fundadas em 2019 e já nasceram com o propósito de seguir a expansão por franquias. Outras marcas já estão no mercado há mais tempo, mas só agora decidiram abrir os caminhos para franqueados. É o caso da Mondo Bianco, por exemplo: fundada em 1999, a empresa está iniciando agora seu projeto de expansão.

Apostar em uma franquia nova tem suas vantagens. “Investir em uma nova marca pode significar investir em novidade, em especial se essa marca traz em sua operação diferenciais competitivos. E boas novidades sempre são notícia, e atraem a atenção do consumidor. As marcas novas também costumam oferecer condições atrativas na negociação, facilitando taxas de entrada e dando até isenções temporárias para as primeiras unidades”, comenta Camila Pacheco, especialista em franchising e consultora da Blue Numbers.

Para potencializar o início da expansão, algumas franqueadoras lançam mão de estratégias que podem ser bastante atrativas para os investidores. Promoções na taxa de franquia e isenção de royalties nos primeiros meses são bons exemplos.

Além disso, com poucos franqueados na rede é possível ter uma relação mais próxima com os fundadores da marca, o que possibilita uma troca de informações e comunicação estreita que pode se tornar mais complicada em franquias com centenas de unidades.

Entretanto, as franquias novas também trazem riscos e desafios. “Marcas novas significam mercados novos, pouco explorados. E isso significa menor know-how e experiência existente. Quando além de marcas temos franqueadoras novas, é fato que a estrutura de suporte também será menor”, pondera Camila.

Mas, de acordo com a especialista, isso não precisa ser um problema, “se for avaliado corretamente e a decisão pela marca/franqueadora nova for tomada de forma consciente, com base em análises claras da situação, pesando-se prós e contras”.

Assim, na hora de fechar negócio com uma franquia que acabou de estrear no franchising, é preciso ter cuidado redobrado para tomar uma decisão consciente.

“Além de seguir o roteiro de qualquer candidato (analisar documentos com clareza, conversar com outros franqueados, avaliar números e ter suporte especializado nessa avaliação), sugiro ter especial atenção ao modelo de negócio, checando se foi construído apenas com estimativas, ou considerando a realidade de uma ou mais unidades próprias. E se possível, comparar o modelo com algum negócio parecido, já que a marca é nova e não tem grandes históricos”, aconselha Camila.

A seguir você confere algumas redes de franquias novas – são marcas que iniciaram sua expansão no franchising em 2019. Os dados de investimento são divulgados pelas empresas ou pela ABF.

 

42 – Odonto Special

franquia odonto special

 

 

 

A Odonto Special é uma rede de franquias de odontologia que oferece atendimento completo e avançado. A franquia foi lançada em junho de 2019 e conta com o trabalho de máster franqueados em todas as regiões do Brasil para otimizar sua expansão. A apresentadora e empresária Sabrina Sato, o Grupo Kalaes e o mestre em Odontologia Felipe de Abreu Jr são sócios da marca.

Investimento inicial: R$ 260 mil a R$ 270 mil
Taxa de franquia: R$ 75 mil
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 150 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

Fonte: Guia Franquias de Sucesso